Nos últimos anos, os doramas têm mostrado que falar sobre saúde mental é tão necessário quanto falar sobre amor. Em meio a histórias românticas, que levaram seu produtos para o mundo todo, muitas séries abordam temas como depressão, ansiedade e traumas de infância, o que tem instigado conversas sobre o cuidado emocional.
O mais recente caso é o de 'Românticos Anônimos', que nos convida a olhar para a saúde mental sob uma nova perspectiva. O dorama sucesso da Netflix apresenta um romance sensível entre Hana, uma chocolatier que tem uma fobia que impede de olhar as pessoas nos olhos, e Sosuke, um herdeiro que sofre de germofobia não consegue tocar em ninguém.
Além destes, temos uma boa seleção de doramas que não negligenciam a saúde mental e a colocam no centro de narrativas emocionantes. Então, hoje nosso convite é para apreciar estes k-dramas que são a prova de que cuidar da mente também é um ato de amor.
Moon Kang-tae é um homem extremamente infeliz que trabalha em um hospital psiquiátrico enquanto cuida do irmão mais velho, Sang-tae, que tem autismo. Ao conhecer Go Moon-young, uma escritora solitária marcada por traumas de infância, ele embarca em uma jornada de cura emocional e reencontro com o passado.
Jang Jae-yeol é um escritor de romances que sofre de esquizofrenia não diagnosticada. Sua vida muda ao conhecer Ji Hae-soo, uma psiquiatra que evita envolvimentos afetivos por causa de traumas. O relacionamento entre eles revela os desafios do tratamento e a importância do apoio emocional.
Ambientado na Ilha de Jeju, o dorama apresenta diversas histórias de vida de pessoas comuns da ilha. Uma delas é Min Seon-ah, uma mulher diagnosticada com depressão e que vê sua vida piorar após perder a guarda do filho. Buscando a todo custo recuperar a confiança da Justiça e da criança, ela vê um antigo amor reaparecer para ajudá-la no processo.
No-Whi Oh é um policial impulsivo em tratamento psicológico que conhece Lee Min-kyung, uma mulher com transtorno de ansiedade e desconfiança extrema. Quando se tornam vizinhos e descobrem frequentar o mesmo psiquiatra, suas vidas se entrelaçam e ambos aprendem a lidar com suas dores e o medo de recomeçar.
Nam Ha-neul é uma médica exausta, e Yeo Jeong-woo um cirurgião plástico que perde tudo após um erro médico. Sofrendo com momentos delicados da vida e de suas profissões, incluindo crises de burnout e depressão, eles se reencontram e, juntosm aprendem a redescobrir a vida fora da pressão profissional.
Choi Joon-woong é um jovem que sofre um acidente e fica entre a vida e a morte. Inesperadamente, ele passa a trabalhar com ceifadores que salvam pessoas que estão prestes a cometer suicídio. Cada episódio aborda uma história diferente, trazendo a empatia em primeiro plano.
Jeong Da-eun é uma enfermeira que começa a trabalhar no setor de psiquiatria de um hospital. Lá, ela trata pacientes com depressão, ansiedade e transtornos de personalidade, e descobre o peso e a importância de cuidar da mente - inclusive da própria.